quarta-feira, 26 de abril de 2017

“EDU E CAÇÃO KIDS”
POLO REESTREIA CLÁSSICO COM NOVA ROUPAGEM!



RELEASE
Bea Duarte e Alexandra Suzarte, 2016.
No próximo domingo, o Polo de Atores apresentará a sua mais nova versão do espetáculo mais celebrado da sua história: “Edu e Cação Kids”, em nova roupagem. A antiga versão já assistida por aproximadamente 6.000 espectadores, inovou no figurino, mudou o tom da cenografia, incluiu novos personagens e tem, até coreografia musical. Se outrora, com o título “Edu e Cação – A Lenda dos Cabeças Quadradas” tinha o foco para estudantes do ensino médio e universitário, agora se debruça sobre o universo do ensino fundamental II, tendo como público alvo, crianças e adolescentes. Protagonizado por dois jovens de 13 anos, alunos da rede municipal de ensino, Caíque e Cauã interpretam Edu e Cação, dois meninos que, em busca de seus sonhos, se deparam com a crise da instituição escolar pública que, apesar da sua fragilidade e mediante aos esforços de seus gestores, ainda é o único caminho para um futuro melhor. Escrita e dirigida por Tobé Velloso, atualmente, coordenador da Cia Municipal de Teatro de Lauro de Freitas/SECULT, a peça já teve em seu elenco uma centena de atores e atrizes, iniciantes e iniciados, professores e professoras, ainda em atividade no cenário local. Tendo exercido, com a força de uma catapulta, a peça  impulsionou e revelou grandes talentos da nossa cidade.


SINOPSE
Versão original, assistida por 6.000 espectadores.
A peça narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde a diretora Dôdôi e suas aliadas, a coroa da merenda, Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula.  O palhaço Bingo Light anuncia as inscrições para o Festival da Cultura Estudantil que ocorrerá na cidade, na tentativa de amenizar a situação, mas Edu e Cação, protagonistas da estória, aprontam a todo o momento. Edu, amante da cultura, “pega visão” e decide montar um grupo de teatro para concorrer ao Festival. Já Cação, campeão de break e filão de aulas, exige do amigo Edu que falsifique no computador o seu boletim de notas baixas, para mostrá-lo cheio de notas azuis a sua querida mãe, lavadeira. Dalva, a zeladora “futriqueira” adora bisbilhotar a vida alheia e descobre a armação de Edu e Cação.

A tese tem por influência o famoso clipe da banda de rock Pink Floyd, “The Wall”, cuja música, “Another Brick in the Wall”, mostra o sistema retrógrado do ensino na maioria das instituições escolares em todo o mundo. Aliado a isso, o dramaturgo e diretor da peça, Tobé Velloso, aqueceu o roteiro com a realidade do cotidiano das escolas públicas, as quais frequentou por toda a sua vida, tanto como aluno, quanto como professor.

FICHA TÉCNICA

Figurino: Dalila Almeida
Cenografia: César Filho
Iluminação: Murilo Ramos
Maquiagem: Dalila Almeida e Isa Rosa
Texto e Direção: Tobé Velloso
Assistente de Direção: Flau Fontenelle
Coreografia: Ágata Carvalho
Música: MC Kaos
Fotografia: Nazaré Araújo
Elenco: Herbert Cauã, Caíque Barbosa, Liz Brandão, Ágata Carvalho, Andreza Mathias, Lavigne Costa, Henrique Suzart, Luciana Vaz, Raina Kelly, Joana Rocha, Mary Pina, Victória Santos, Samara Melo, Alice Mota, Ana Júlia Fernandes, Rita Oliveira, Ivone Nascimento, Tatiane Pinheiro, Mateus Lima. Participação Especial: Renato Lima e Tobé.

Com o apoio de: SECULT Lauro de Freitas, Cine Teatro Lauro de Freitas e Barraca da Gávea.

O QUE? EDU E CAÇÃO KIDS
QUANDO? 27/04: SESSÕES 10hs E 15hs (PARA ESCOLAS – ENTRADA FRANCA)
                   30/04: 16hs (ABERTO AO PÚBLICO – INGRESSOS R$10,00)
ONDE? CINE TEATRO LAURO DE FREITAS (CENTRO)

INFORMAÇÕES: (71) 99239 5272 / (71) 98150 9716

PORTAL: polodeatores.bolgspot.com