terça-feira, 18 de junho de 2013

O Polo de Atores e Dramaturgia participará das festividades do São João em Lauro de Freitas.
                                                                                                                                                       
 
   Convidado a participar os festejos juninos encenadores do Polo atuarão com a performance folclórica do Nêgo Fugido, os quais farão parte do bloco Cangaceiros que saíra pelas ruas do centro de Lauro de Freitas junto ao Arrasta Jegue no dia 24, a partir das 10h da manhã.
 
 
"para nós será uma oportunidade de estarmos participando desta tradicional festa, além de poder encenar a brincadeira popular do Nego Fugido." diz Roquelina atriz do grupo. Já para Tobé, encenador "sentir a intensidade da energia que pulsa, misturando o som dos atabaques, o barulho da palha de bananeira da saia dos caçadores e a imagem dos rostos pintados de preto com a boca vermelho sangue, me faz entender a essência do povo nordestino.  
   
      As "negas" cantam e dançam, respondendo o coro da cantiga entoada pelo puxador. A roda começa a ser assustadoramente cercada e logo invadida pelos caçadores que, com olhar ameaçador, rodam as saias e apontam as espingardas. Até que um deles atire. Aí os escravos - crianças e jovens - atiram-se no chão e começam a tremer. Não há lama, pedra ou chão de areia que diminua o ímpeto com que os escravos tremem e rolam no chão. Aos poucos a lama e a anilina da boca vermelha como sangue dos escravos e caçadores vão colorindo os corpos, os trajes e a cidade."  

  • Participem!!!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Minha Vida No Teatro!                                                                                                         
 
 
por Júnior Ferreira. Ator Aprendiz do Polo de Atores.
Hoje agradeço a um grande amigo que me colocou na vida do teatro, Márcio Sales, um cara que sempre esteve do meu lado, sempre me levando para caminhos bons. Hoje no teatro minha vida esta muito alegre, conheci pessoas maravilhosas, professores excelentes: Renato Lima Ator, Tobe Velloso são meus pais no teatro, a minha estada no teatro será longa para vida toda, hoje minha expectativa para A GRANDE PEÇA,"Nada Mais", está a mil por hora, não vejo a hora de estrear como de direito, não só eu como todos meus companheiros de trabalho: Maisa Regina, Giulia de Lauro, Maria Luiza Ramos, Gildete Nascimento, MARCIO SALES, Jessica Nery Pereira, entre outros e outras. Sentirei saudades quando o trabalho terminar, mas a família do Polo de Atores e Dramaturgia sempre estará unida para mais uma montagem e peça que houver. Obrigado e um grande abraço para todos até agosto que minha carreira no teatro seja eterna, a começar pela apresentação da Peça NADA +, no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Aguardem!!!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Polo de Atores de Lauro de Freitas Abre Inscrições Para Nova Turma
                                                                                                             

    Estão abertas as inscrições do curso de Teatro para Jovens e Adultos do Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas. Uma boa oportunidade para quem almeja ingressar na cena artística, se desinibir ou mesmo aprender os segredos da comunicação estética e social. As aulas serão ministradas por professores e profissionais da cidade com competência aprovada. 
 
 O Curso terá duração de 05 meses e ofertará 20 vagas no total. O curso é destinado a todas as pessoas com idade a partir dos 14 anos.
 

Para esta turma o Polo objetiva preparar jovens e adultos iniciantes, em um primeiro momento para o universo cênico, com exercícios específicos: Expressão Corporal, Desinibição, Expressão Vocal, Memorização e Interpretação. Na segunda etapa se dará a montagem de um espetáculo comemorativo a cultura popular de Lauro de Freitas.
 
 
Taxa mensal: R$25,00

Os encontros serão aos sábados das 14h as 16h:45m, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão (Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas - Portão

Informações e Inscrições: 8509-4460 e 9123-6363

sábado, 18 de maio de 2013

                                                                                                                                                                                        
Mais Um Sábado Fabuloso de Ensaio no Polo
                                                                                                                                                                                         
 
 
Renato Lima em ritmo de concentração com os aprendizes do Polo de Atores da Bahia, em aula no Cine Teatro. Utilizando -se de gestos repletos de feminilidade, o diretor movimentou a turma com "ejercícios" preparatórios,  possibilitando a melhor compreensão do intérprete com relação a expressão corporal. Os movimentos da mulher tem uma linguagem mais sinuosa e cercada de sensualidade, muitas vezes não encontrados no homem, por isso trouxe um livro com essas explicações para o mútuo entendimento do(a)ator/atriz com a utilização do seu próprio corpo. Estamos entrando em diversas cenas teatrais e é preciso quebrar os tabus, para haver mais liberdade a interpretação.
 
 
alta concentração

cena de contato entre os participantes

De Cena em Cena
 


Já na turma Novos in Cena o diretor Tiago Chavez, que já atravessou o período de exercícios intensos, está montado as cenas com essa garotada talentosa que é de arrepiar. Agora a fase é de entendimento da turma entre o texto e a marcação dos movimentos no palco. Essa turma promete!

 
 
 
 
Novos in Cena
 
 
Gilvan se preparando para a cena
  
 Roca: Assinem a lista por favor.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

ROQUELINA MAGNÓLIA É DIPLOMADA EM CURSO PRÁTICO DE FIGURINO
                                                                                                                                                                  
 
 Atividade de encerramento da Oficina de Figurino com Raquel Theo, realizada pela Caixa cultural. A colega e compaheira Roquelina Santos, recebeu com gratulações o seu diploma do curso prático, tendo como meta a produção do figurino da peça ...Romeu e Julieta. Gerente Administrativa do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, Roca como é mais conhecida, se diz realizada, pois sabe a importância que essa qualificação representa para o Polo de Atores: "estamos produzindo duas apresentações de conclusão de curso, com 40 personagens, uma remontagem com 25 atores, além de um monólogo que vai estrear em breve. E essa oficina veio a calhar, pois tenho me envolvido com a produção cênicas e estava precisando dessa troca de experiência na área", diz Roca.
Cultura é trabalho, portanto valeu Roquelina, pois vc está trabalhando em prol do jovens e do futuro da sociedade.



 
Roquelina Magnólia, diploma a mão...Com um belo trabalho
Figurino de formatura: o Príncipe de Romeu e Julieta

Saguão da Caixa Cultural na Av. Carlos Gomes, Salvador - Ba



 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Amanhã é Dia de se Fazer Rir
 
Amanhã, sábado dia 11, a Turma Art e Cênica do professor Renato Lima será orquestrada por Tobé Velloso, o qual fará intervenções com "ejercícios" de comédia universal em teatro. A turma já vem se preparado para a apresentação da peça Nada + , em agosto, no próprio Cine Teatro, onde também são realizados os ensaios. Com um total de 25 integrantes a aula/ensaio será realizada para jovens e adultos em processo de iniciação nas artes cênicas. A dica para se antecipar aos dotes cômicos é pesquisar um pouco a parte teórica, incluindo o seu surgimento na Grécia antiga e o seu fortalecimento a França, já na metade do SEC XVI e  e depois visualizar na rede tube alguns ícones da interpretação em comédia atuais, como o humor, a piada, o stand up, o timing, o clown e os mimos.

domingo, 5 de maio de 2013

Integrante do Polo de Atores é Selecionada  para a Oficina de Prática de Figurino da Caixa Cultural
                                                                         
Raquel Theo
O curso será ministrado pela figurinista formada em Moda e Figurino pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Raquel Theo. Ela trabalha há mais de dez anos na criação de figurinos, tendo recebido o Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, em 2012, pela direção de arte do espetáculo Depois da chuva.

Para Roquelina Magnólia, Gerente Pedagógica do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, essa é a oportunidade do ano. "Para mim, com essa especialização, pois já sou costureira e atriz, começo a engrenar na profissão de figurinista sabendo da minha responsabilidade perante ao desafio que teremos ao termos que confeccionar para as três turmas de 2013 que irão apresentar espetáculos de finalização de curso em agosto. Além de uma montagem que está sendo preparada pelo setor de dramaturgia com estréia prevista pra Julho. Agora com a oficina, ampliaremos nossa visão e teremos mais qualidade em nossas produções. Claro, o que mais importa para mim é ver a cultura cada vez mais forte em minha cidade, Lauro de Freitas."
 
Focadas nos figurinos para teatro e dança, as aulas são fundamentadas na ideia de que o figurinista não é apenas um criador de vestimentas, mas, sim, de personagens.
 
A oficina acontece de terça (07) a sexta-feira (10), das 14h às 17h.  



Confira a relação:

1. Silvia Teixeira 
2. Danika Barreto 
3. Daiane Samo 
4. Hávata West 
5. Ana Lucia Albuquerque 
6. Hellen Rocha Durães 
7. Deyse Borges 
8. Mariane Lima 
9. Tilde Santos 
10. Vika Mennezes 
11. Roquelina Magnólia dos Santos 
12. Laili Von Czékus Flórez 
13. Luiz Santana 
14. Manuela Torres 
15. Guilherme Hunder 
16. Lua Vellame 
17. Anativo Oliveira. 
18. Márcio Liolly 
19. João Damapejú 
20. Fabiana Maia 

 
 
Valeu Roca!!!