quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Peça de Lauro de Freitas é Selecionada para
o FIT BAHIA!
 
Edu Cação; A Lenda dos Cabeças Quadradas

O espetáculo teatral, que é do Polo de Atores e Dramaturgia de Freitas, foi selecionado para participar do FIT 2013 e concorrerá na categoria infanto-juvenil, com apresentação programada para o dia 11 de novembro as 15h, no Cine Teatro de Lauro de Freitas. O elenco, conta com 16 atores em cena, reunindo muitos talentos em uma só geração. Completam a turma mais 06 técnicos, num total de 22 integrantes, todos moradores de Lauro de Freitas. São atores amadores, selecionados através das oficinas de iniciação teatral que o Polo realiza todos os semestres na cidade, dos mais diversos bairros, tais como Areia Branca, Lagoa dos Patos, Centro, Buraquinho, Itinga, Estrada do Côco, Portão, Vila Praiana, Vida Nova e Loteamento Jockey Clube.

 O Festival Ipitanga de Teatro ocorrerá entre os dias 11 e 16 de Novembro, no Cine Teatro de Lauro de Freitas. O FIt,  é um festival respeitado no meio teatral brasileiro e reúne em sua programação grupos teatrais de todas as regiões do Brasil. "Não será tarefa fácil para a nossa turma, mas estamos ensaiando todos os dias, além de termos feito algumas mudanças no elenco e na parte técnica, com relação ás nossas últimas apresentações, tudo para tentar alguma premiação. Não podemos deixar de acreditar em nossos atores ipitanguenses.", comenta Renato Lima, Diretor do Espetáculo.

A peça estreou de 15 de Agosto desse ano,  ficando 21 dias em cartaz, lotou o CIne Teatro em todas as 09 sessões, com maestria e brilho. ao todo 2.000 pessoas prestigiaram o projeto. Ficou claro que a peça agradou muito aos espectadores, sendo elogiada por Professores, Secretários Municipais, Vereadores, pelo Sindicato dos professores (ASPROLF) e principalmente pelos estudantes.  


A peça tem por influência o famoso clipe da banda de rock Pink Floyd, “The Wall”, cuja música, Another Brick in the Wall, retrada o sistema retrógrado do ensino na maioria das instituições escolares em todo o mundo. Aliado a isso, o dramaturgo e co-diretor da peça, Tobé Velloso, aqueceu o roteiro com a realidade do cotidiano das escolas públicas, as quais frequentou por toda a sua vida, tanto como aluno, quanto como professor. “Foi na Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, no período de 2011 e 2012,  que surgiu a ideia de se montar um espetáculo que abordasse a questão da depredação escolar, devido ao grande gasto com a sua manutenção e ao número de ocorrências de violência no ambiente de ensino, diz Tobé.

O que: Espetáculo teatral
Título: Edu e Cação; em A Lenda dos Cabeças Quadradas
Dias: 11 de Novembro de 2013
Sessão: 15h
Local: Cine Teatro de Lauro de Freitas
Texto: Tobé Velloso
Direção: Renato Lima e Tobé Velloso
Contactos: (71) 9123-6363/8701-5873
 
Polodeatores/facebook.com
polodeatores.blogospot.com

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

          Oficina de Teatro para Jovens e Adultos!!     
   
                              Inscrições Abertas!!
  2013
 
Aulas aos sábados pela manhã.
    No Cine Teatro de Lauro de Freitas, no centro da cidade.
 
 
   Professores capacitados com experiência que comprovada.
 
Gerenciamento Pedagógico  
 
Material Didático
 
Certificado de conclusão de 40h.
 
Turmas:
de 07 aos 13 Anos
e a partir de 14 aos
 
Informações:
9123 - 6363 / 8701-5973
facebook\polodeat
 

domingo, 18 de agosto de 2013


Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas.

Apresenta: Edu e Cação, A Lenda dos Cabeças Quadradas
Fotos João Silva



link: vídeo divulgação em full HD

http://www.youtube.com/watch?v=bNI-8u8RNrY&feature=youtube_gdata
 

 

Release

Um sucesso!!! Com o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, o espetáculo estreou na última quinta feira (15/08) com maestria e brilho. Contando com as sessões lotadas, ficou claro que a peça agradou muito os espectadores. Muitas escolas estão entrando em contato querendo reservar os ingressos para as próximas apresentações. Lauro de Freitas parece estar passando por um novo momento na cultura.

O elenco, que conta com 18 atores em cena, apresenta muitos talentos em uma só geração. Completam a turma mais 08 técnicos, um total de 26 integrantes, todos moradores de Lauro de Freitas. São atores iniciantes, em sua maioria, dos mais diversos bairros, tais como Areia Branca, Lagoa dos Patos, Centro, Buraquinho, Itinga, Estrada do Côco, Portão, Vila Praiana, Vida Nova e Loteamento Jockey Clube.

Para os dias 22/08 e 04 de Setembro, às 10h, 16h e 20h algumas participações especiais. A vereadora da cidade, Aline Oliveira, contracenará no papel de Rosa, a Coroa da Merenda, e o Secretário de Educação, Edmilson Silva, aceitou encenar o papel do poderoso Teatcher. Também fará participação musical o grupo de Hip Hop, Fúria Consciente.

A peça tem por influência o famoso clipe da banda de rock Pink Floyd, “The Wall”, cuja música, Another Brick in the Wall, retrada o sistema retrógrado do ensino na maioria das instituições escolares em todo o mundo. Aliado a isso, o dramaturgo e co-diretor da peça, Tobé Velloso, aqueceu o roteiro com a realidade do cotidiano das escolas públicas, as quais frequentou por toda a sua vida, tanto como aluno quanto professor. “Foi na Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, no período de 2011 e 2012, ao lado do então Secretário Paulo Aquino que surgiu a ideia de se montar um espetáculo que abordasse a questão da depredação escolar, devido ao grande gasto com a sua manutenção”, diz Velloso.


Dramaturgia:

A peça narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde a diretora Dôdôi e suas aliadas, a coroa da merenda, Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula.

O palhaço Bingo Ligth anuncia as inscrições para o Festival da Cultura Estudantil que ocorrerá na cidade, na tentativa de amenizar a situação, mas Edu e Cação aprontam a todo o momento. Edu, amante da cultura, pega visão e decide montar um grupo de teatro para concorrer ao Festival. Já Cação, é campeão de breack e filão de aulas, exige ao amigo Edu que falsifique no computador o seu boletim de notas baixas, para mostrá-lo cheio de notas azuis a sua querida mãe, lavadeira de roupa. Dalva a zeladora “futriqueira” adora bisbilhotar a vida alheia e descobre a armação de Edu e Cação.

Inesperadamente, a escola recebe a visita do Fiscal do governo e a situação se complica ainda mais: “está no relatório”. A escola é decretada como a pior do município.

Cação tem um grupo de inseparáveis amigos, um deles é Cabeça, portador de deficiência em umas das pernas, é sempre bravo e perverso com os colegas. Danis Guella e Sabrinão completam a turma da bagunça, são caçadoras de problemas e ávidas por confusão.

Do lado oposto, a turma de Edu é recheada de talentos. Manú, fã de reggae, é uma menina com jeito de menino; Pirulito, o nerd auto didata; Jaca, o cineasta gago; Pin, o jovem poeta; Pitty Pancadão, uma aluna mais do que especial; Lina e Kelly, as duas patricinhas do pedaço. E por fim, Guello, o comilão. Este acaba sofrendo bulling dos seus colegas, que revive em cena dramática a realidade encontrada em diversas escolas do nosso país.

A Escola do Centrão passou a ser considerada a pior da região metropolitana e cotada para fechar as portas, as gestoras entram em desespero, os alunos começam a brigar entre si e o dia do grande festival está por chegar. O Mestre Guru é chamado para dar a sentença final. O que poderá salvar a Escola do Centrão desse destino cruel? Só a Lenda dos Cabeças Quadradas poderá explicar. Bom espetáculo!!!




 
Um Novo Ciclo
A peça é formada em sua maioria por jovens integrantes do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, Núcleo Lauro de Freitas. São 22 encenadores, todos moradores da cidade, alunos do ensino fundamental, médio e alguns já iniciados no ensino superior. Uma novidade para o município que possui uma numerosa rede de ensino.
“Essa é uma chance tripla para o Polo. Primeiro por estarmos incentivando a formação de plateia entre os jovens da cidade, ainda sem hábito de frequentar o Teatro;  segundo por estarmos movimentando o Cine Teatro de Lauro de Freitas, um belo equipamento cultural, muito mal utilizado em prol da multiplicação artística e cidadã por seus gestores e quase sempre com as poltronas vazias em suas atividades; e por fim, de estarmos inserindo novos indivíduos no eixo cultural, disponibilizando a atividade artística como opção profissional na vida de muitos dos nosso encenadores, assim fortalecendo a categoria no município que apesar de possuir um bom histórico em termos de produção teatral, a exemplo do FIT (Festival Ipitanga de Teatro), Paixão de Cristo (tradicional) e do Grupo Teatro de Bonecos Êoratá, ainda não possuía um projeto voltado para a multiplicação do gênero, ou seja, uma proposta para o futuro, com a formação de novos encenadores e técnicos, possibilitando uma constante vitalidade na cena teatral.” Afirma Tobé Velloso, Coordenador do Polo.
Para Renato Lima, Ator profissional premiado, experiente e atual membro do Conselho Municipal de Cultural, “a parceria ofertada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município, onde se localiza a nossa sede, está possibilitando a produção teatral alçar novos horizontes, a exemplo dos Editais de Cultura recentemente publicados. Existe uma demanda muito grande na área cultural, são dezenas de grupos de dança em atividade por toda Lauro de Freitas e nas artes cênicas não será diferente, em dois anos um novo ciclo teatral será estabelecido e a partir daí dialogaremos com grandes grupos de todo o Brasil, esse é o poder da multiplicação, pois o objetivo do Polo não é promover nos jovens o sonho de atuar nos EUA, ou mesmo na Europa, mas sim de fazer surgir novos grupos nos bairros periféricos, onde a cultura não passa de entretenimento.”
“Atualmente temos 04 turma em atividades, Novos in Cena, para crianças e pré adolescentes, Art & Cênica para Jovens e Adultos; Trupe Tobé de Teatro, para montagens e um Núcleo de Performances voltado para atividades de rua e institucionais. Em 2014 estaremos iniciando oficinas para crianças, a partir de 04 anos, Escola de Clown e um Grupo de Pesquisa.” Comenta Roquelina Magnólia (Gerente de Produção do Polo), que ainda ressalta, temos alunos portadores de necessidades especiais, essa é uma tangente relevante na filosofia do Polo, a inclusão. 
O que: Espetáculo teatral
Título: Edu e Cação; em A Lenda dos Cabeças Quadradas
Dias: 22 de Agosto e 04 de Setembro de 2013
Sessões: 10h 15h e 19h
Local: Cine Teatro de Lauro de Freitas
Entrada: Entrada Franca
Texto: Tobé Velloso
Direção: Renato Lima e Tobé Velloso
Contactos: (71) 9123-6363/8666-0100
Polodeatores/facebook.com




 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Em Cartaz...A Lenda dos Cabeças Quadradas!!!!
 
 


Release

Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas.

Apresenta: Edu e Cação, A Lenda dos Cabeças Quadradas

Dramaturgia:

A peça narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde a diretora Dôdôi e suas aliadas, a coroa da merenda, Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula.

O palhaço Bingo Ligth anuncia as inscrições para o Festival da Cultura Estudantil que ocorrerá na cidade, na tentativa de amenizar a situação, mas Edu e Cação aprontam a todo o momento. Edu, amante da cultura, pega visão e decide montar um grupo de teatro para concorrer ao Festival. Já Cação, é campeão de Breack e filão de aulas, exige ao amigo Edu que falsifique no computador o seu boletim de notas baixas, para mostrá-lo cheio de notas azuis a sua querida mãe, lavadeira de roupa. Dalva a zeladora “futriqueira” adora bisbilhotar a vida alheia e descobre a armação de Edu e Cação.

Inesperadamente, a escola recebe a visita do Fiscal do governo e a situação se complica ainda mais: “está no relatório”. A escola é decretada como a pior do município.

Cação tem um grupo de inseparáveis amigos, um deles é Cabeça, portador de deficiência em umas das pernas, é sempre bravo e perverso com os colegas. Danis Guella e Sabrinão completam a turma da bagunça, são caçadoras de problemas e ávidas por confusão.

Do lado oposto, a turma de Edu é recheada de talentos. Manú, fã de reggae, é uma menina com jeito de menino; Pirulito, o nerd auto didata; Jaca, o cineasta gago; Pin, o jovem poeta; Pitty Pancadão, uma aluna mais do que especial; Lina e Kelly, as duas patricinhas do pedaço. E por fim, Guello, o comilão. Este acaba sofrendo bulling dos seus colegas, que revive em cena dramática a realidade encontrada em diversas escolas do nosso país.

A Escola do Centrão passou a ser considerada a pior da região metropolitana e cotada para fechar as portas, as gestoras entram em desespero, os alunos começam a brigar entre si e o dia do grande festival está por chegar. O Mestre Guru é chamado para dar a sentença final. O que poderá salvar a Escola do Centrão desse destino cruel? Só a Lenda dos Cabeças Quadradas poderá explicar. Bom espetáculo!!!

 Texto: Tobé Velloso  / Direção: Renato Lima e Tobé Velloso
 
Um Novo Ciclo

A peça é formada por jovens e adultos integrantes do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, Núcleo Lauro de Freitas. São 22 encenadores, todos moradores da cidade, alunos do ensino fundamental, médio e alguns já iniciados no ensino superior. Uma novidade para o município que possui uma numerosa rede de ensino.

“Essa é uma chance tripla para o Polo. Primeiro por estarmos incentivando a formação de plateia entre os jovens da cidade, ainda sem hábito de frequentar o Teatro;  segundo por estarmos movimentando o Cine Teatro de Lauro de Freitas, um belo equipamento cultural, muito mal utilizado em prol da multiplicação artística e cidadã por seus gestores e quase sempre com as poltronas vazias em suas atividades; e por fim, de estarmos inserindo novos indivíduos no eixo cultural, disponibilizando a atividade artística como opção profissional na vida de muitos dos nosso encenadores, assim fortalecendo a categoria no município que apesar de possuir um bom histórico em termos de produção teatral, a exemplo do FIT (Festival Ipitanga de Teatro), Paixão de Cristo (tradicional) e do Grupo Teatro de Bonecos Êoratá, ainda não possuía um projeto voltado para a multiplicação do gênero, ou seja, uma proposta para o futuro, com a formação de novos encenadores e técnicos, possibilitando uma constante vitalidade na cena estadual e nacional.” Afirma Tobé Velloso, Coordenador do Polo.

Para Renato Lima, Ator profissional premiado, experiente e atual membro do Conselho Municipal de Cultural, “a parceria ofertada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município, onde se localiza a nossa sede, está possibilitando a produção teatral alçar novos horizontes, a exemplo dos Editais de Cultura recentemente publicados. Existe uma demanda muito grande na área cultural, são dezenas de grupos de dança em atividade por toda Lauro de Freitas e nas artes cênicas não será diferente, em dois anos um novo ciclo teatral será estabelecido e a partir daí dialogaremos com grandes grupos de todo o Brasil, esse é o poder da muliplicação, pois o objetivo do Polo não é promover nos jovens o sonho de atuar nos EUA, ou mesmo na Europa, mas sim de fazer surgir novos grupos nos bairros periféricos, onde a cultura não passa entretenimento.”

Atualmente temos 04 turma em atividades, Novos in Cena, para crianças e pré adolescentes, Art & Cênica para Jovens e Adultos; Trupe Tobé, para montagens e um Núcleo de Performances. Em 2014 estaremos iniciando oficinas para crianças, a partir de 04 anos, Escola de Clown e um Grupo de Pesquisa. Comenta Roquelina Magnólia, que ainda ressalta, temos alunos portadores de necessidades especiais, essa é uma tangente relevante na filosofia do Polo, a inclusão. 

O que: Espetáculo teatral

Título: Edu e Cação; em A Lenda dos Cabeças Quadradas

Dias: 15, 22 de Agosto e 04 de Setembro de 2013

Sessões: 10h 15h e 19h

Local: Cine Teatro de Lauro de Freitas

Entrada: R$10,00 e $5,00(meia)

 

Contactos: (71) 9123-6363/8801-1050

Polodeatores/facebook.com

terça-feira, 18 de junho de 2013

O Polo de Atores e Dramaturgia participará das festividades do São João em Lauro de Freitas.
                                                                                                                                                       
 
   Convidado a participar os festejos juninos encenadores do Polo atuarão com a performance folclórica do Nêgo Fugido, os quais farão parte do bloco Cangaceiros que saíra pelas ruas do centro de Lauro de Freitas junto ao Arrasta Jegue no dia 24, a partir das 10h da manhã.
 
 
"para nós será uma oportunidade de estarmos participando desta tradicional festa, além de poder encenar a brincadeira popular do Nego Fugido." diz Roquelina atriz do grupo. Já para Tobé, encenador "sentir a intensidade da energia que pulsa, misturando o som dos atabaques, o barulho da palha de bananeira da saia dos caçadores e a imagem dos rostos pintados de preto com a boca vermelho sangue, me faz entender a essência do povo nordestino.  
   
      As "negas" cantam e dançam, respondendo o coro da cantiga entoada pelo puxador. A roda começa a ser assustadoramente cercada e logo invadida pelos caçadores que, com olhar ameaçador, rodam as saias e apontam as espingardas. Até que um deles atire. Aí os escravos - crianças e jovens - atiram-se no chão e começam a tremer. Não há lama, pedra ou chão de areia que diminua o ímpeto com que os escravos tremem e rolam no chão. Aos poucos a lama e a anilina da boca vermelha como sangue dos escravos e caçadores vão colorindo os corpos, os trajes e a cidade."  

  • Participem!!!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Minha Vida No Teatro!                                                                                                         
 
 
por Júnior Ferreira. Ator Aprendiz do Polo de Atores.
Hoje agradeço a um grande amigo que me colocou na vida do teatro, Márcio Sales, um cara que sempre esteve do meu lado, sempre me levando para caminhos bons. Hoje no teatro minha vida esta muito alegre, conheci pessoas maravilhosas, professores excelentes: Renato Lima Ator, Tobe Velloso são meus pais no teatro, a minha estada no teatro será longa para vida toda, hoje minha expectativa para A GRANDE PEÇA,"Nada Mais", está a mil por hora, não vejo a hora de estrear como de direito, não só eu como todos meus companheiros de trabalho: Maisa Regina, Giulia de Lauro, Maria Luiza Ramos, Gildete Nascimento, MARCIO SALES, Jessica Nery Pereira, entre outros e outras. Sentirei saudades quando o trabalho terminar, mas a família do Polo de Atores e Dramaturgia sempre estará unida para mais uma montagem e peça que houver. Obrigado e um grande abraço para todos até agosto que minha carreira no teatro seja eterna, a começar pela apresentação da Peça NADA +, no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Aguardem!!!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Polo de Atores de Lauro de Freitas Abre Inscrições Para Nova Turma
                                                                                                             

    Estão abertas as inscrições do curso de Teatro para Jovens e Adultos do Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas. Uma boa oportunidade para quem almeja ingressar na cena artística, se desinibir ou mesmo aprender os segredos da comunicação estética e social. As aulas serão ministradas por professores e profissionais da cidade com competência aprovada. 
 
 O Curso terá duração de 05 meses e ofertará 20 vagas no total. O curso é destinado a todas as pessoas com idade a partir dos 14 anos.
 

Para esta turma o Polo objetiva preparar jovens e adultos iniciantes, em um primeiro momento para o universo cênico, com exercícios específicos: Expressão Corporal, Desinibição, Expressão Vocal, Memorização e Interpretação. Na segunda etapa se dará a montagem de um espetáculo comemorativo a cultura popular de Lauro de Freitas.
 
 
Taxa mensal: R$25,00

Os encontros serão aos sábados das 14h as 16h:45m, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão (Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas - Portão

Informações e Inscrições: 8509-4460 e 9123-6363

sábado, 18 de maio de 2013

                                                                                                                                                                                        
Mais Um Sábado Fabuloso de Ensaio no Polo
                                                                                                                                                                                         
 
 
Renato Lima em ritmo de concentração com os aprendizes do Polo de Atores da Bahia, em aula no Cine Teatro. Utilizando -se de gestos repletos de feminilidade, o diretor movimentou a turma com "ejercícios" preparatórios,  possibilitando a melhor compreensão do intérprete com relação a expressão corporal. Os movimentos da mulher tem uma linguagem mais sinuosa e cercada de sensualidade, muitas vezes não encontrados no homem, por isso trouxe um livro com essas explicações para o mútuo entendimento do(a)ator/atriz com a utilização do seu próprio corpo. Estamos entrando em diversas cenas teatrais e é preciso quebrar os tabus, para haver mais liberdade a interpretação.
 
 
alta concentração

cena de contato entre os participantes

De Cena em Cena
 


Já na turma Novos in Cena o diretor Tiago Chavez, que já atravessou o período de exercícios intensos, está montado as cenas com essa garotada talentosa que é de arrepiar. Agora a fase é de entendimento da turma entre o texto e a marcação dos movimentos no palco. Essa turma promete!

 
 
 
 
Novos in Cena
 
 
Gilvan se preparando para a cena
  
 Roca: Assinem a lista por favor.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

ROQUELINA MAGNÓLIA É DIPLOMADA EM CURSO PRÁTICO DE FIGURINO
                                                                                                                                                                  
 
 Atividade de encerramento da Oficina de Figurino com Raquel Theo, realizada pela Caixa cultural. A colega e compaheira Roquelina Santos, recebeu com gratulações o seu diploma do curso prático, tendo como meta a produção do figurino da peça ...Romeu e Julieta. Gerente Administrativa do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, Roca como é mais conhecida, se diz realizada, pois sabe a importância que essa qualificação representa para o Polo de Atores: "estamos produzindo duas apresentações de conclusão de curso, com 40 personagens, uma remontagem com 25 atores, além de um monólogo que vai estrear em breve. E essa oficina veio a calhar, pois tenho me envolvido com a produção cênicas e estava precisando dessa troca de experiência na área", diz Roca.
Cultura é trabalho, portanto valeu Roquelina, pois vc está trabalhando em prol do jovens e do futuro da sociedade.



 
Roquelina Magnólia, diploma a mão...Com um belo trabalho
Figurino de formatura: o Príncipe de Romeu e Julieta

Saguão da Caixa Cultural na Av. Carlos Gomes, Salvador - Ba



 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Amanhã é Dia de se Fazer Rir
 
Amanhã, sábado dia 11, a Turma Art e Cênica do professor Renato Lima será orquestrada por Tobé Velloso, o qual fará intervenções com "ejercícios" de comédia universal em teatro. A turma já vem se preparado para a apresentação da peça Nada + , em agosto, no próprio Cine Teatro, onde também são realizados os ensaios. Com um total de 25 integrantes a aula/ensaio será realizada para jovens e adultos em processo de iniciação nas artes cênicas. A dica para se antecipar aos dotes cômicos é pesquisar um pouco a parte teórica, incluindo o seu surgimento na Grécia antiga e o seu fortalecimento a França, já na metade do SEC XVI e  e depois visualizar na rede tube alguns ícones da interpretação em comédia atuais, como o humor, a piada, o stand up, o timing, o clown e os mimos.

domingo, 5 de maio de 2013

Integrante do Polo de Atores é Selecionada  para a Oficina de Prática de Figurino da Caixa Cultural
                                                                         
Raquel Theo
O curso será ministrado pela figurinista formada em Moda e Figurino pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Raquel Theo. Ela trabalha há mais de dez anos na criação de figurinos, tendo recebido o Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, em 2012, pela direção de arte do espetáculo Depois da chuva.

Para Roquelina Magnólia, Gerente Pedagógica do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, essa é a oportunidade do ano. "Para mim, com essa especialização, pois já sou costureira e atriz, começo a engrenar na profissão de figurinista sabendo da minha responsabilidade perante ao desafio que teremos ao termos que confeccionar para as três turmas de 2013 que irão apresentar espetáculos de finalização de curso em agosto. Além de uma montagem que está sendo preparada pelo setor de dramaturgia com estréia prevista pra Julho. Agora com a oficina, ampliaremos nossa visão e teremos mais qualidade em nossas produções. Claro, o que mais importa para mim é ver a cultura cada vez mais forte em minha cidade, Lauro de Freitas."
 
Focadas nos figurinos para teatro e dança, as aulas são fundamentadas na ideia de que o figurinista não é apenas um criador de vestimentas, mas, sim, de personagens.
 
A oficina acontece de terça (07) a sexta-feira (10), das 14h às 17h.  



Confira a relação:

1. Silvia Teixeira 
2. Danika Barreto 
3. Daiane Samo 
4. Hávata West 
5. Ana Lucia Albuquerque 
6. Hellen Rocha Durães 
7. Deyse Borges 
8. Mariane Lima 
9. Tilde Santos 
10. Vika Mennezes 
11. Roquelina Magnólia dos Santos 
12. Laili Von Czékus Flórez 
13. Luiz Santana 
14. Manuela Torres 
15. Guilherme Hunder 
16. Lua Vellame 
17. Anativo Oliveira. 
18. Márcio Liolly 
19. João Damapejú 
20. Fabiana Maia 

 
 
Valeu Roca!!!
 

  

 
 
     Oportunidade Única!   
 
No próximo dis 16 de maio, o público baiano poderá conferir "A Carta", um clássico da comédia, criado em 1992 por Paolo Nani, que encena a mesma história de 15 maneiras completamente diferentes. O espetáculo se apresenta na Sala Principal do TCA, às 21h.
 
“A Carta” é um exercício de estilo, com timing cômico perfeito, cheio de piadas originais que funcionam perfeitamente do início ao fim. Não existem dois minutos sem risos, e a cumplicidade entre ator e público cresce a cada momento.
 
Na primeira cena ele representa um ato “normal” e, depois, o recria de trás para frente, de surpresa, sem as mãos, de terror, de circo, com magia, bêbado, em estilo ocidental, como um filme mudo, etc. Todas as variações têm duas coisas em comum: nunca dizem uma palavra e são muito engraçadas.
Este premiado espetáculo já foi apresentado em mais de 20 países e é uma verdadeira aula de técnica de clown.

Serviço
O que
: A Carta
Quando: 16/05/2013
Horário: 21h
Onde: Sala Principal do TCA, Campo Grande
Ingressos: R$ 60 (inteira - A a P); R$ 40 (inteira - Q a Z11)