terça-feira, 6 de agosto de 2013

Em Cartaz...A Lenda dos Cabeças Quadradas!!!!
 
 


Release

Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas.

Apresenta: Edu e Cação, A Lenda dos Cabeças Quadradas

Dramaturgia:

A peça narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde a diretora Dôdôi e suas aliadas, a coroa da merenda, Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula.

O palhaço Bingo Ligth anuncia as inscrições para o Festival da Cultura Estudantil que ocorrerá na cidade, na tentativa de amenizar a situação, mas Edu e Cação aprontam a todo o momento. Edu, amante da cultura, pega visão e decide montar um grupo de teatro para concorrer ao Festival. Já Cação, é campeão de Breack e filão de aulas, exige ao amigo Edu que falsifique no computador o seu boletim de notas baixas, para mostrá-lo cheio de notas azuis a sua querida mãe, lavadeira de roupa. Dalva a zeladora “futriqueira” adora bisbilhotar a vida alheia e descobre a armação de Edu e Cação.

Inesperadamente, a escola recebe a visita do Fiscal do governo e a situação se complica ainda mais: “está no relatório”. A escola é decretada como a pior do município.

Cação tem um grupo de inseparáveis amigos, um deles é Cabeça, portador de deficiência em umas das pernas, é sempre bravo e perverso com os colegas. Danis Guella e Sabrinão completam a turma da bagunça, são caçadoras de problemas e ávidas por confusão.

Do lado oposto, a turma de Edu é recheada de talentos. Manú, fã de reggae, é uma menina com jeito de menino; Pirulito, o nerd auto didata; Jaca, o cineasta gago; Pin, o jovem poeta; Pitty Pancadão, uma aluna mais do que especial; Lina e Kelly, as duas patricinhas do pedaço. E por fim, Guello, o comilão. Este acaba sofrendo bulling dos seus colegas, que revive em cena dramática a realidade encontrada em diversas escolas do nosso país.

A Escola do Centrão passou a ser considerada a pior da região metropolitana e cotada para fechar as portas, as gestoras entram em desespero, os alunos começam a brigar entre si e o dia do grande festival está por chegar. O Mestre Guru é chamado para dar a sentença final. O que poderá salvar a Escola do Centrão desse destino cruel? Só a Lenda dos Cabeças Quadradas poderá explicar. Bom espetáculo!!!

 Texto: Tobé Velloso  / Direção: Renato Lima e Tobé Velloso
 
Um Novo Ciclo

A peça é formada por jovens e adultos integrantes do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, Núcleo Lauro de Freitas. São 22 encenadores, todos moradores da cidade, alunos do ensino fundamental, médio e alguns já iniciados no ensino superior. Uma novidade para o município que possui uma numerosa rede de ensino.

“Essa é uma chance tripla para o Polo. Primeiro por estarmos incentivando a formação de plateia entre os jovens da cidade, ainda sem hábito de frequentar o Teatro;  segundo por estarmos movimentando o Cine Teatro de Lauro de Freitas, um belo equipamento cultural, muito mal utilizado em prol da multiplicação artística e cidadã por seus gestores e quase sempre com as poltronas vazias em suas atividades; e por fim, de estarmos inserindo novos indivíduos no eixo cultural, disponibilizando a atividade artística como opção profissional na vida de muitos dos nosso encenadores, assim fortalecendo a categoria no município que apesar de possuir um bom histórico em termos de produção teatral, a exemplo do FIT (Festival Ipitanga de Teatro), Paixão de Cristo (tradicional) e do Grupo Teatro de Bonecos Êoratá, ainda não possuía um projeto voltado para a multiplicação do gênero, ou seja, uma proposta para o futuro, com a formação de novos encenadores e técnicos, possibilitando uma constante vitalidade na cena estadual e nacional.” Afirma Tobé Velloso, Coordenador do Polo.

Para Renato Lima, Ator profissional premiado, experiente e atual membro do Conselho Municipal de Cultural, “a parceria ofertada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município, onde se localiza a nossa sede, está possibilitando a produção teatral alçar novos horizontes, a exemplo dos Editais de Cultura recentemente publicados. Existe uma demanda muito grande na área cultural, são dezenas de grupos de dança em atividade por toda Lauro de Freitas e nas artes cênicas não será diferente, em dois anos um novo ciclo teatral será estabelecido e a partir daí dialogaremos com grandes grupos de todo o Brasil, esse é o poder da muliplicação, pois o objetivo do Polo não é promover nos jovens o sonho de atuar nos EUA, ou mesmo na Europa, mas sim de fazer surgir novos grupos nos bairros periféricos, onde a cultura não passa entretenimento.”

Atualmente temos 04 turma em atividades, Novos in Cena, para crianças e pré adolescentes, Art & Cênica para Jovens e Adultos; Trupe Tobé, para montagens e um Núcleo de Performances. Em 2014 estaremos iniciando oficinas para crianças, a partir de 04 anos, Escola de Clown e um Grupo de Pesquisa. Comenta Roquelina Magnólia, que ainda ressalta, temos alunos portadores de necessidades especiais, essa é uma tangente relevante na filosofia do Polo, a inclusão. 

O que: Espetáculo teatral

Título: Edu e Cação; em A Lenda dos Cabeças Quadradas

Dias: 15, 22 de Agosto e 04 de Setembro de 2013

Sessões: 10h 15h e 19h

Local: Cine Teatro de Lauro de Freitas

Entrada: R$10,00 e $5,00(meia)

 

Contactos: (71) 9123-6363/8801-1050

Polodeatores/facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário