quarta-feira, 14 de dezembro de 2016



COM AULAS NO CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS

PREENCHA O FORMULÁRIO A BAIXO E PARTICIPE!!!


INSCRIÇÕES OFICINAS 2017
                                                             


AS OFICINAS DE INICIAÇÃO TEATRAL 2017 DO POLO DE ATORES TÊM DURAÇÃO  DE 40 HORAS, INICIANDO EM JANEIRO COM TÉRMINO NO DIA 30 DE ABRIL. QUANDO HAVERÁ A IV MOSTRA POLO DE TEATRO COM PEÇAS DE TODAS AS TURMAS.

VALOR:
MATRÍCULA DE R$40,00 + 3 MENSAIS

COM DIREITO A CERTIFICADO 40 HORAS

MAIORES INFORMAÇÕES  - 985068513  /  986139795

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

domingo, 4 de dezembro de 2016


MOSTRA POLO DE TEATRO CHEGA A SUA VIIIª EDIÇÃO COM SURPRESAS PRA 2017

O Polo de Atores e Dramaturgia, realiza no dia 10 de Dezembro, no dia Nacional do Palhaço e ano em que a Declaração Universal dos Direitos humanos completará 66 anos, a oitava edição da Mostra Polo de Teatro. Evento Semestral idealizado para formatura das Turmas das Oficinas de Iniciação Teatral para Crianças, Jovens e Adulto. 


Com aulas aos sábados e um total de 30 horas durante 4 meses, os encontros ocorreram na Casa do Trabalhador e na Concha Acústica Roger Batera. 


Este semestre duas turmas estrelam no pedaço. Novos in Cena com crianças entre 08 e 12 anos e Art in Cena com Jovens e Adultos.



O foco principal das oficinas é voltado para noções iniciais na atuação e interpretação da ação dramática. Sendo essa a linha de pesquisa que vem predominnado na entidade.



Sessão Dupla:

A VERDADEIRA ESTÓRIA DO HOMEM DO SACO



O Homem do Saco, uma estória muito utilizada por pais e avós na antiguidade afim de preservar crianças do desaparecimento.

Uma estória infanil feitas com esquetes de cenas abordando a prevenção de desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil. Cerca de 40 mil por ano, segundo dados oficiais. 

O Homem do Saco não passa de um folclore ou é uma caricatura real da vida urbana nos tempos atuais? O texto, elaborado por Tobé Velloso, questiona aos responsáveis e genotores, onde estão seus filhos agora?? Foram pra escola sozinhos, comprar pão, pegar ônibus, estão no Zap o dia inteiro?? Assistam pra refletirmos cada vez mais está temática que muitas vezes se encontram em defasagem em bora trazendo prejuízos reais. 


ACORDARE - ACORDA PRA VIDA

Um texto remanescente do grupo MACCACA, advindo dos tempos idos do final dos anos 90 rumo à virada do século, que propaga a dicotomia política em que o país vive até hoje. Metade da população para um alado e metade pra outro.

Um plebiscito é lançado para decidir se O projeto Acorda pra Pra Vida irá derrubar a OCA (Ouvidoria das Coisas Artisticas) morada de um estudante universitário qeu defende a preservação das suas raízes. DOna Trampi, uma empresária local da pequena cidade, faz a campanha para a contrução do projeto.

Quem decide esta estória é a platéia que será convidada a votar. Ou será que algum elemento surpresa irá mudar o rumo da trama? Abugassim...


Dia 10 de Dezembro
17 Horas


Teatro Eliete Teles 

Coordenação: Renato Lima, Tobé Velloso, Bea Seraos e Camila Araújo.

Confira!!!
informações: 98506 8513

por Tobé Velloso















































P

terça-feira, 25 de outubro de 2016


Espetáculo Traz a Tona o Universo Cotidiano das Escolas Públicas

Assistida por mais de 5000 espectadores na região metropolitana, chega a Salvador.



Edu e Cação. A Lenda dos Cabeças Quadradas. Assistida por mais de 5,000 espectadores na região metropolitana, chega a Salvador o Espetáculo teatral infanto juvenil que retrata a vida cotidiana dos estudantes das escolas públicas da Bahia. a Peça que ganha a cada versão, atualizações em sua dramaturgia, devido aos valores sociais que se transformam a cada instante na cultura do ensino contemporâneo. Além do bulling, assédio, depredação predial, violência, furtos, questões como respeito ao próximo, amizade, família, sexualidade, sonhos pessoais, arte e cultura, são abordadas também, o incentivo à leitura, desempenho do ensino aprendizagem, a gestão e funcionalidade. 

Buscando atualizar a trama, ao texto foram incluídos recentemente os debates de gênero, e como não poderia estar de fora, a nova PEC que traz mudanças à composição da grade curricular do fundamental e ensino médio. 

Em seu elenco, formado por 14 talentoso interpretes, tem como destaques Bea Duarte (Cação) e Gustavo Bussom (Diretor Dôdôi), ambos premiados recentemente no Festival Ipitanga de Teatro, melhor Atriz e melhor ator, respectivamente. Dando uma canja pra lá de descontraída, o ator Renato Lima, inflama a platéia em um de seus quadros de comédia rasgada, estrelando como a mãe de Cássios Freitas (Cação)

Figurino confeccionado por Roquelina Magnólia, Cenários de Marcônio Nogueira e César Filho. Quem assina a direção e texto é Tobé Velloso e Renato Lima. Músicas de João Ninguém (abertura) e Kaos MC (final), sendo a Iluminação de Murilo Ramos.

Elenco:
 Bea Duarte, Vivan Alecy, Herbert Cauã, Gabriela Passos, Liz Brandão, Alec Brito, Tatiane Pinheiro, Agata Carvalho, Andreza Mathias, Camila Araújo, Gustavo Bussom, Graça Marinho, Maria
Célia, Messias Sena, Renato Lima

Sinopse
A peça narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde a diretora Dôdôii e suas aliadas, a
coroa da merenda, Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula.  O palhaço Bingo Ligth anuncia as inscrições para o Festival da Cultura Estudantil que ocorrerá na cidade, na tentativa de amenizar a situação, mas Edu e Cação, protagonistas da estória, aprontam a todo o momento. Edu, amante da cultura, pega visão e decide montar um grupo de teatro para concorrer ao Festival. Já Cação, é campeão de breack e filão de aulas, exige ao amigo Edu que falsifique no computador o seu boletim de notas baixas, para mostrá-lo cheio de notas azuis a sua querida mãe, lavadeira de roupa. Dalva a zeladora “futriqueira” adora bisbilhotar a vida alheia e descobre a armação de Edu e Cação.

Inesperadamente, a escola recebe a visita do Fiscal do Governo e a situação se complica ainda mais: “está no relatório”. A escola é decretada como a pior do município. Cação tem um grupo de inseparáveis amigos, um deles é Cabeça, portador de deficiência em umas das pernas, é sempre bravo e perverso com os colegas. Danis Guella e Sabrinão completam a turma da bagunça, são caçadoras de problemas e ávidas por confusão. Entre outros personagens Jaca (gago), possui o sonho de se tornar um cineasta, mas teve o celular roubado. Guello, guloso e mal trapilho não esconde a sua preferência por mingau na merenda. Manú, poetiza sofre preconceito por amar a leitura e a poesia. Lina, não se decide se está do lado de Edu e ou de Cação. Contendo em seu final um desfecho que surpreenderá a todos, a montagem é indicada para alunos e alunos de escolas do ensino fundamental II e Médio.

A tese tem por influência o famoso clipe da banda de rock Pink Floyd, “The Wall”, cuja música, Another Brick in the Wall, retrada o sistema retrógrado do ensino na maioria das instituições escolares em todo o mundo. Aliado a isso, o dramaturgo e co-diretor da peça, Tobé Velloso, aqueceu o roteiro com a realidade do cotidiano das escolas públicas, as quais frequentou por toda a sua vida, tanto como aluno, quanto como professor.

Serviço:
O Quê: Espetáculo Teatral Edu e Cação; A Lenda dos Cabeças Quadradas
Quando: 10 de Novembro
Hora: 10h e 15h
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista. Engelho Velho de Brotas. Salvador;
Público: Voltado para Escolas, Instituições Educacionais e Comunidade;

Classificação: Livre / Sugestão Etária: a partir dos 11 anos

Maiores Informações: 98506 8513 / 98613 99795
www.polodeatores.blogspot.com
polodeatores/facebook.com

sábado, 18 de junho de 2016

OFICINAS DE TEATRO DO POLO DE ATORES 2016.2 - INSCRIÇÕES ABERTAS
INÍCIO DAS AULAS DIA 06 DE AGOSTO




SOBRE AS OFICINAS
                                                                     
                                                                                                   

As oficinas de iniciação Teatral do Polo de Atores, são voltadas para atender a demanda de jovens e adultos que pretendem ingressar no mundo dos palcos. 

Benefícios do Teatro ------------------------------------
A busca pela desinibição, por melhor expressão corporal, postura de voz, melhoria na dicção, no aprendizado da interpretação, como arte terapia, aprendizado, coordenação motora, memorização, atitude cênica, auto estima. 

Proposta Pedagógica ------------------------------------
Nas aulas serão propostas atividades que visam trabalhar conteúdos, conceitos e habilidades essenciais para a vivência teatral, utilizando-se de ferramentas que proporcionam AO ALUNO(A) um conhecimento de si mesmo e do coletivo por meio de atividades lúdicas.
  • desenvolvimento da observação
  • jogos cênicos
  • exploração e descoberta de suas possibilidades a partir do trabalho corporal;
  • utilização do corpo e da voz de forma expressiva;
  • improvisação, criando significados no plano sensório-motor;
  • conhecimento e utilização de elementos teatrais básicos, como: ritmo, espaço, som, luz, contos, poesias, canções, músicas, bonecos , cenários,  maquiagem e figurinos.
    As aulas começam com um aquecimento corporal por meio de jogos e brincadeiras. Num segundo momento é feita a proposta do dia, que pode ser individual ou coletiva. No final abre-se espaço para os alunos trocarem suas experiências e vivências teatrais

    Turma Crianças e pre adolescentes--------------------------------


    Idade dos 7 aos 12 anos

    Turma Jovens e Adultos --------------------------------
    Idade a partir dos 12 anos

    O aluno experimenta exercícios de criação de personagem e de uma cena. Propõe a conquista de um estado lúdico de criação, onde tudo é possível, a expressão por meio de objetos e de sentimentos.


    Culminância ---------------------------------------------
    Haverá como encerramento no mês de Novembro, a VIIIª Mostra Polo de Teatro, atividade de certificação das turmas de iniciação do Polo de Atores.


    Carga Horária -------------------------------------------
    40 horas/aula + ensaio geral + atividade de conclusão













    quarta-feira, 8 de junho de 2016

    Saiba como foi a VII Mostra Polo de Teatro  

    Nos dias 03 e 05 de Junho foi realizada a VII Mostra Polo de Teatro, finalizando o primeiro semestre do ano com mais 03 turmas de Iniciação Teatral para Crianças, Jovens e Adultos, O Polo de Atores, em sua curta trajetória de vida, só nas oficinas, já produziu cerca de 20 textos autorais, 21 turmas de iniciados, em torno de 500 matriculados.



       Um ponto de partida para muitos que desejam experimentar a atmosfera teatral, em sua escala inicial. Segundo Renato Lima,  "passar pelas oficinas do Polo, é como se fosse dar um primeiro passo para uma auto transformação social e intelectual, de qualquer que seja o cidadão ou cidadã, O teatro é mais do que uma tentativa de entrar para o hall da fama, é pura comunicação consigo e com o outro. A busca do chácara cênico, nos torna instrumentos de nós mesmos, promovendo em cada ser, intensa transformação, seja no campo artístico  ou social." 

    Nesta sétima edição da Mostra, o tema foi consensualizado entre os professores, que usaram o "Sertão Nordeste" como página de fundo para a montagem final de cada turma. Teatro pra Crianças - Ive Anne e Bea Seraos, que apresentaram A Turma do Xaxado; na turma de jovens e adultos matutino, Renato Lima, que trouxe o tema Carcará e Tobé Velloso, no vespertino com Ôxe! Ôxe!

     Quem quiser se inscrever para as novas turmas deverá entrar em contato, pelos zap´ (71) 068 513(oi) ou 986 139 597 (oi). as aulas irão retornar em Julho.


    Novas Turmas em Buraquinho.

    O Polo de Atores visando ampliar a oferta de vagas para aulas de teatro, em parceria com a Cia de Dança Joana D´arc, estará ofertando turmas para crianças a partir de 07 anos, jovens, adultos e idosos, com aulas as sextas e aos sábados.  

    Confira as fotos de todas as turmas no facebook.com/polodeatores







































































    segunda-feira, 2 de maio de 2016


    Ainda Criança, Polo de Atores Completa 
    03 Anos de Cultura Contínua!

    Na mesma direção de grupos teatris já consolidados na cena local e metropolitana, tais como Erêoatá (Itinga) e Bambolê (Centro); o Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia, aos poucos vai se estabelecendo como opção na formação teatral de crianças, jovens e adultos, iniciantes e iniciados em teatro. Mais uma alternativa cultural para a comunidade de Lauro de Freitas e RMS. 

    No dia 17 de Abril, com a reedição da peça infanto juvenil Edu e Cação; Para Além das Cabeças Quadradas formou-se a turma do Núcleo I de Montagem 2016, com integrantes remanescentes das Oficinas de Iniciação Teatral. No total de 15 integrantes além da equipe técnica, elenco totalmente vinculados à Lauro de Freitas. Na ocasião alimentos foram arrecadados na troca por ingressos e doados ai Instituto Crescer, na pessoa de Iury Santiago, ex integrante do Polo.

    Foram duas apresentações, a primeira para promover o Dia Nacional do Circo e do Teatro, em Março e a segunda sessão ocorreu no dia 17/04, afim de se comemorar os 03 anos de existência do Polo de Atores e Dramaturgia


    "Muitos desses inérpretes irão dar prosseguimento na vida teatral, seja na escala profissional ou mesmo para a vida pessoal, pois o teatro serve tanto a uma quanto à outra opção." afirma Renato Lima. Diretor Técnico e responsável pela supervisão de todas as turmas..

    Além do Núcleo I de Teatro, o Polo desenvolve oficinas de iniciação teatral para crianças, jovens eadultos, no intuito de oferecer formação inicial a comunidade interessada em percorrer no âmbito das artes cênicas. A entidade, hoje, tem o reconhecimento da comunidade laurofreitense, prova disso são as turmas lotadas e a grande procura por parte da população,

    Neste curto período de existência, foram formadas, 06 geração de novos interpretes, num quantitativo aproximado de 450 pessoas. Muitos destes se encontram em atividades em peças teatrais de outros grupos, ou mesmo participando de peças publicitárias, propaganda de tv, e filmes. O Polo também tem participação garantida em festas populares do calendário cultural da cidade, tais como Lavagem do Caranguejo, Festa da Emancipação, Mês do Teatro e do Circo, São João, dentre outras.

    Depois de ter participado de Festivais Nacionais, inclusive no interior do Estado, o Polo terá em sua temporada 2016, a peça A Menina Que Roubava Lixo, que traz uma mensagem sócio ambiental, e é atualmente o trabalho mais elaborado da entidade. Com datas marcadas para entrar em cartaz, na cidade de Salvador, Camaçari e Feira de Santana, a partir do mês de Maio.

    Ficha Técnica:
    Peça Teatral: Edu e Cação; para Além das Cabeças Quadradas.
    Elenco: Bea Seraos, Gustavo Bussom, Dag Gouveia, Alexandra Suzart, Andreza Mathias, Liz Brandão, Gabriela Passos, Herbert Cauã, Graça Marinho, Maria Célia e Tatiane Pinheiro, Daniel Góes e tem a participação de Renato Lima.
    Equipe Técnica: Direção: Tobé Velloso, Figurino: Roca Taboca, Iluminação, Murilo Ramos,
    Cenografia: Marcônio Nogueira.

    CONFIRA AS FOTOS DE LUIZA CAROLINE:










































     e despontando um trabalho da arte multiplicação