terça-feira, 25 de outubro de 2016


Espetáculo Traz a Tona o Universo Cotidiano das Escolas Públicas

Assistida por mais de 5000 espectadores na região metropolitana, chega a Salvador.



Edu e Cação. A Lenda dos Cabeças Quadradas. Assistida por mais de 5,000 espectadores na região metropolitana, chega a Salvador o Espetáculo teatral infanto juvenil que retrata a vida cotidiana dos estudantes das escolas públicas da Bahia. a Peça que ganha a cada versão, atualizações em sua dramaturgia, devido aos valores sociais que se transformam a cada instante na cultura do ensino contemporâneo. Além do bulling, assédio, depredação predial, violência, furtos, questões como respeito ao próximo, amizade, família, sexualidade, sonhos pessoais, arte e cultura, são abordadas também, o incentivo à leitura, desempenho do ensino aprendizagem, a gestão e funcionalidade. 

Buscando atualizar a trama, ao texto foram incluídos recentemente os debates de gênero, e como não poderia estar de fora, a nova PEC que traz mudanças à composição da grade curricular do fundamental e ensino médio. 

Em seu elenco, formado por 14 talentoso interpretes, tem como destaques Bea Duarte (Cação) e Gustavo Bussom (Diretor Dôdôi), ambos premiados recentemente no Festival Ipitanga de Teatro, melhor Atriz e melhor ator, respectivamente. Dando uma canja pra lá de descontraída, o ator Renato Lima, inflama a platéia em um de seus quadros de comédia rasgada, estrelando como a mãe de Cássios Freitas (Cação)

Figurino confeccionado por Roquelina Magnólia, Cenários de Marcônio Nogueira e César Filho. Quem assina a direção e texto é Tobé Velloso e Renato Lima. Músicas de João Ninguém (abertura) e Kaos MC (final), sendo a Iluminação de Murilo Ramos.

Elenco:
 Bea Duarte, Vivan Alecy, Herbert Cauã, Gabriela Passos, Liz Brandão, Alec Brito, Tatiane Pinheiro, Agata Carvalho, Andreza Mathias, Camila Araújo, Gustavo Bussom, Graça Marinho, Maria
Célia, Messias Sena, Renato Lima

Sinopse
A peça narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde a diretora Dôdôii e suas aliadas, a
coroa da merenda, Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula.  O palhaço Bingo Ligth anuncia as inscrições para o Festival da Cultura Estudantil que ocorrerá na cidade, na tentativa de amenizar a situação, mas Edu e Cação, protagonistas da estória, aprontam a todo o momento. Edu, amante da cultura, pega visão e decide montar um grupo de teatro para concorrer ao Festival. Já Cação, é campeão de breack e filão de aulas, exige ao amigo Edu que falsifique no computador o seu boletim de notas baixas, para mostrá-lo cheio de notas azuis a sua querida mãe, lavadeira de roupa. Dalva a zeladora “futriqueira” adora bisbilhotar a vida alheia e descobre a armação de Edu e Cação.

Inesperadamente, a escola recebe a visita do Fiscal do Governo e a situação se complica ainda mais: “está no relatório”. A escola é decretada como a pior do município. Cação tem um grupo de inseparáveis amigos, um deles é Cabeça, portador de deficiência em umas das pernas, é sempre bravo e perverso com os colegas. Danis Guella e Sabrinão completam a turma da bagunça, são caçadoras de problemas e ávidas por confusão. Entre outros personagens Jaca (gago), possui o sonho de se tornar um cineasta, mas teve o celular roubado. Guello, guloso e mal trapilho não esconde a sua preferência por mingau na merenda. Manú, poetiza sofre preconceito por amar a leitura e a poesia. Lina, não se decide se está do lado de Edu e ou de Cação. Contendo em seu final um desfecho que surpreenderá a todos, a montagem é indicada para alunos e alunos de escolas do ensino fundamental II e Médio.

A tese tem por influência o famoso clipe da banda de rock Pink Floyd, “The Wall”, cuja música, Another Brick in the Wall, retrada o sistema retrógrado do ensino na maioria das instituições escolares em todo o mundo. Aliado a isso, o dramaturgo e co-diretor da peça, Tobé Velloso, aqueceu o roteiro com a realidade do cotidiano das escolas públicas, as quais frequentou por toda a sua vida, tanto como aluno, quanto como professor.

Serviço:
O Quê: Espetáculo Teatral Edu e Cação; A Lenda dos Cabeças Quadradas
Quando: 10 de Novembro
Hora: 10h e 15h
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista. Engelho Velho de Brotas. Salvador;
Público: Voltado para Escolas, Instituições Educacionais e Comunidade;

Classificação: Livre / Sugestão Etária: a partir dos 11 anos

Maiores Informações: 98506 8513 / 98613 99795
www.polodeatores.blogspot.com
polodeatores/facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário